EstéticaTratamentos

Ortodontia

A Ortodontia evoluiu muito nos últimos anos. Novas técnicas e novas tecnologias permitem ao ortodontista realizar uma ortodontia mais rápida, mais eficaz  e  mais confortável. Já foi o tempo em que a desculpa usada para evitar os temidos aparelhos fixos era a sua estética. Aparelhos ortodônticos discretos e muito mais estéticos, permitem realizar movimentações que antes não eram possíveis.

Não há limite de idade para a correção. O tratamento ortodôntico pode ser feito antes mesmo da troca de todos os dentes de leite, como ação preventiva, ou depois do total surgimento dos permanentes, como intervenção corretiva, com aparelhos fixos ou móveis. O aparelho ortodôntico no adulto funciona tão bem quanto na criança, com a diferença de não possuir como forte aliado o crescimento dos ossos da face. Por isso, muitos casos de mau posicionamento dos dentes, espaços e inclinações dentárias indesejáveis podem ser corrigidos também no adulto. Se você está insatisfeito com o posicionamento dos seus dentes, consulte nossa ortodontista especializada no tratamento ortodôntico de pacientes adultos, que, integrado às demais especialidades através de um planejamento multidisciplinar, atinge excelentes resultados estéticos e funcionais.

O posicionamento correto dos dentes melhora a autoestima, a mastigação e facilita a higienização dentária. Ou seja, além de um sorriso mais bonito, você aproveita melhor os alimentos ingeridos e evita cáries e doenças gengivais. É sinal de beleza, funcionalidade e prevenção.  A ortodontia também auxilia outros tratamentos, ajudando na mecânica de alinhamento de dentes para a instalação dos implantes e na preparação para cirurgias bucomaxilofaciais, por exemplo.

O aparelho ortodôntico metálico é utilizado há muitos anos e considerado altamente eficaz. Está indicado sem restrições para todos os casos ortodônticos e para diferentes técnicas. No entanto, os aparelhos estéticos em Porcelana ou Cristal de Safira, passam desapercebidos e são os preferidos dos pacientes adultos, aumentando consideravelmente a adesão ao tratamento ortodôntico.

A Clinica Bosco Mantovani Odontologia Especializada está atualizada com as novidades recentes da ortodontia, como a utilização do aparelho ortodôntico autoligável que apresenta inovações tecnológicas as quais permitem um tratamento mais ágil e muito mais confortável. Os principais diferenciais dos aparelhos ortodônticos autoligáveis são: Ausência das famosas “borrachinhas”- permite que o fio metálico “deslize” suavemente, praticamente sem atrito, permitindo movimentações mais livres, suaves e rápidas; Fios metálicos com memória de forma – Esta tecnologia agiliza o tratamento, principalmente no início do alinhamento; Fios metálicos termoativados – Esta tecnologia permite que a temperatura interna da boca, de aproximadamente 36 graus, mantenha a ativação constante, agindo o tempo todo.

Outro avanço da ortodontia é a substituição dos aparelhos extra-bucais pelos orto-implantes, que são mini-implantes posicionados estrategicamente dentro da cavidade bucal para a movimentação dentária.

O aparelho ortodôntico por si só não provoca cáries ou manchas, o que provoca é a má-higienização. O aparelho promove certa dificuldade em alcançar todos os lados do dente com a escova e fio-dental. Por isso, os pacientes de ortodontia com aparelhos fixos da Clinica Bosco Mantovani Odontologia Especializada passam por uma avaliação periodontal a cada consulta, recebendo orientações e, caso necessário, intervenção imediata com um de nossos periodontistas.