EstéticaTratamentos

Plástica gengival

Existem grandes e pequenas cirurgias. Ser submetido a uma não significa que se trata de um procedimento extremamente complicado ou perigoso, desde que você esteja nas mãos de um bom cirurgião e que seja seguido todo o protocolo de biossegurança e medicação necessários.

As cirurgias plásticas gengivais e periodontais tem finalidade sobretudo estética, onde são corrigidos defeitos da estética vermelha, ou seja a gengiva, para que a estética branca, os dentes, possam sobressair harmoniosamente no sorriso. Os defeitos que mais incomodam os pacientes são retrações gengivais, alterações de papilas interdentais e perdas de altura e espessura em áreas que foram submetidas a extrações e gengiva inadequada ao redor de implantes.

Dentre as cirurgias plásticas gengivais, podemos destacar: Correção do Sorriso Gengival,  Recontorno Estético (Regularização e remoção do excesso de gengiva); Correção do Sorriso Alto – Reposicionamento Labial (Diminuição do sorriso gengival); Enxerto de Tecido Conjuntivo e Enxerto Gengival Livre (EGL); Recobrimento Radicular.

Os enxertos gengivais são indicados para o recobrimento das raízes sendo o principal motivo a estética, especialmente quando o paciente mostra a raiz dando a impressão de um sente mais longo ao sorrir ou ao falar.  O enxerto também pode ser indicado em raízes que apresentam sensibilidade às variações de temperatura.

As técnicas que apresentam melhores resultados estéticos são aquelas que utilizam enxertos retirados do palato, chamados de enxertos subepiteliais, pois utiliza-se apenas uma delicada camada de tecido que fica embaixo do epitélio. Entretanto, há opções excelentes de enxertos homogêneos onde não existe a área doadora e portanto, o pós operatório é muito mais confortável.