Tratamentos

Periodontia

A Periodontia é a especialidade da odontologia que trata dos problemas periodontais (gengivais), que são causados pela placa bacteriana (biofilme) aderida à superfície dental. A doença periodontal é uma doença inflamatória crônica, de origem infecciosa com fortes evidências de transmissibilidade. Acomete os tecidos de suporte dos dentes, podendo resultar em mobilidade e perda do elemento dentário. Aqui na Bosco Mantovani Odontologia Especializada, a Periodontia é o ponto de partida para qualquer tratamento estético corretivo, uma vez que tratar da saúde bucal é oferecer qualidade de vida!

As doenças periodontais (gengivite e periodontite) podem ocorrer em todas as faixas etárias e ter progressão lenta ou rápida, de acordo com o sistema imunológico (defesa) de cada indivíduo. Muitas pessoas não sabem que têm doença periodontal e este processo, que nem sempre é aparente, pode passar despercebido nos estágios iniciais até que o dente se mostre seriamente comprometido. Portanto, fique atento se você tiver um ou mais sintomas abaixo:

  • Gengivas sangrantes, sensíveis ou inchadas
  • Retrações gengivais
  • Mau hálito constante
  • Formação de pus ao redor do dente
  • Dentes com mobilidade
  • Dentes que mudam de posição

Alguns tipos de doenças periodontais:

Gengivite – É a forma inicial da doença periodontal e consiste na inflamação gengival que ocorre pelo acúmulo de biofilme e resíduos alimentares não removidos pela da higienização bucal.

Quando há formação de cálculos (tártaros), é necessária a intervenção profissional do especialista em periodontia (Periodontista), o qual realiza a descontaminação através de raspagem dos locais com o foco da doença e aplicação de medicamentos.

Periodontite – Consiste na evolução do quadro de gengivite, com danos às estruturas de sustentação do dente (ligamento periodontal e osso alveolar) e de proteção dentária (tecido gengival de contorno dentário). Pacientes com doenças periodontais apresentam riscos 5 vezes maior de desenvolver periimplantite, que é de difícil tratamento , sendo a principal causa de perda implantes

Relação entre Doença Periodontal e as Doenças Sistêmicas – Além dos transtornos bucais, há evidências científicas suficientes que comprovam a relação da doença periodontal não controlada com o agravamento de doenças sistêmicas tais como cardíacas, pulmonares, renais e diabetes. Também pode favorecer o parto prematuro em gestantes entre outros.

O tratamento periodontal se inicia com a remoção cuidadosa da placa bacteriana, utilizando técnicas minimamente invasivas para evitar traumas na área já inflamada. Cirurgias plásticas gengivais corretivas podem ser necessárias para a finalização estética gengival.

Um outro passo tão importante quanto o tratamento em si, é ensinar o cliente para que ele mesmo remova a placa bacteriana no seu dia a dia de maneira meticulosa e sem machucar a gengiva, a partir do uso correto das escova e fio dental e até indicação de acessórios mais adequados ao seu caso