Blog

QUAL A IDADE IDEAL PARA FAZER UMA AVALIAÇÃO ORTODÔNTICA?

Uma dúvida muito comum entre os pais é quando levar seus filhos ao dentista para iniciar, caso necessário, o tratamento com aparelhos dentários. O uso de aparelhos não requer uma idade específica, tudo vai depender do problema apresentado e da maturidade da criança. Se o problema for, por exemplo, mordida aberta ou cruzada, o ideal é colocar o aparelho o mais rápido possível. Nestes casos pode-se optar pelo uso de aparelhos fixos ou ortopédicos móveis, o que requer uma disciplina ainda maior por parte da criança.

Por outro lado, se o problema for dentário, como, por exemplo, quando não há espaço para todos os dentes permanentes ou quando existe espaço mas os dentes estão tortos ou desalinhados, o tratamento é feito com aparelho fixo.

Mas respondendo a dúvida levantada, a idade mais adequada para a visita ao dentista para esta finalidade do uso ou não do aparelho ortodôntico é por volta dos 7 anos. Neste período pode ser detectado algum problema que precise ser tratado antes que se complete o desenvolvimento total dos ossos da face e da oclusão, para assim alcançar resultados que não seriam possíveis após o término da fase de crescimento.

Para mais informações, consulte um especialista!

Bosco Mantovani Odontologia Especializada
Av. Antonio Diederichsen, 400 – Sala 1502
(16) 3911-6666