Blog

COMO FAZER HIGIENE BUCAL CORRETA DO SEU APARELHO?

Cheia de obstáculos, a HIGIENE dos dentes com aparelho fixo ortodôntico requer mais cuidado e atenção. Os braquetes, elásticos, fios e bandas impedem uma LIMPEZA profunda e tranquila na hora da escovação. E quando ela não ocorre da maneira correta, uma série de PROBLEMAS, tais como gengivite, cáries e doenças periodontais, podem aparecer e gerar um grande INCÔMODO.

Para a limpeza correta existem três instrumentos ESSENCIAIS, são eles: a ESCOVA dental ideal, FIO dental e ENXAGUANTE bucal.

ESCOVA IDEAL
Geralmente, para quem usa aparelho o ideal é uma ESCOVA com a cabeça menor, cerdas em V mais curtas no centro, o que FACILITA o alcance dos braquetes. Há também as escovas bitufo e interdental, que possuem um formato cônico ou cilíndrico.

FIO DENTAL
Jamais deixe a dificuldade e a PREGUIÇA vencer! Use sempre o fio dental! Para facilitar existe um instrumento chamado PASSA FIO, uma espécie de agulha na qual o fio dental é preso e pode ser passado por baixo do arco para LIMPAR entre os dentes.

ENXAGUANTES BUCAIS
Um grande aliado da BOA HIGIENE bucal, são os enxaguantes, que não devem ser usados como substituição da escovação, mas sim como um COMPLEMENTO. O uso de enxaguantes com FLÚOR podem minimizar o aparecimento de manchas brancas e cáries.

Para mais informações e dúvidas, procure um especialista.
Bosco Mantovani Odontologia Especializada
Av. Antonio Diederichsen, 400 – Sala 1502
(16) 3911-6666